1. Justificativa

As atividades na brinquedoteca irão variar de acordo com a idade e o interesse de cada criança. No caso de crianças entre 2 e 6 anos, a atividade lúdica adquire prioritariamente caráter simbólico e egocêntrico.
Os jogos com regras demandam um clima de respeito e ajuda mútua entre as crianças e seus educadores, de maneira que compreendam que ganhar e perder está associado a competências, habilidades, capacidades de atenção e compreensão das próprias regras que podem ser aprendidas e não são inatas.
Dessa forma, a brinquedoteca será organizada por cantos, contendo materiais específicos para as brincadeiras de faz de conta, jogos de construção, oficinas de brinquedos, jogos de regras e brincadeiras antigas.
O gerenciamento desse espaço ficará sob a responsabilidade das crianças de educação infantil.

2. Operacionalização

  • Conversa com as crianças sobre a brinquedoteca.
  • Visita a uma brinquedoteca.
  • Escolha do local para a arrumação da brinquedoteca.
  • Campanha em toda a escola para aquisição dos brinquedos para a brinquedoteca.
  • Aquisição de sucatas para a oficina de brinquedoteca.
  • Construção de brinquedos.
  • Arrumação dos cantos da brinquedoteca.
  • Formação de uma comissão para discussão sobre o funcionamento da brinquedoteca.
  • Construção de regras de funcionamento da brinquedoteca.
  • Apresentação mensal da programação da brinquedoteca (vivência de conteúdos e calendário escolar).
  • Exposição do cronograma de atividades, durante o processo de construção do espaço específico para a brinquedoteca.
  • Aquisição de brinquedos para brinquedoteca, por meio de poupança feita pelas turmas, com registros e cálculos periódicos dos valores obtidos.
  • Preparação e divulgação do evento de inauguração da brinquedoteca.

Recursos:

  • audiovisuais;
  • brinquedos;
  • sucatas;
  • trajes de fantasias;
  • cenários;
  • papéis diversos – cartolinas, celofane, lustre, camurça;
  • tesoura e cola;
  • quebra-cabeças – letras, bichos;
  • revistas e jornais;
  • livros de literatura infantil.

3. Resultados esperados

A realização deste projeto da brinquedoteca acontecerá com base em três aspectos:
Funcionamento: compatibilização do que foi definido pela comissão com o que está sendo concretizado.
Satisfação dos usuários: Verificação por meio da observação das crianças nesse espaço.
Plenária bimestral com todos os alunos para críticas e acolhimento de sugestões.

 

Imagem: Alekss / Fotolia